segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Hormonas de plástico (1ª parte) IX

XXL
O estudo a ser apresentado é encontrado num relatório dos Estados Unidos sobre o perigo para a saúde pública, englobando o Bisphenol A e os phthalatos (lê-se ftalatos), ambos produtos químicos.

Os phthalatos estão proibidos na UE desde 1999 mas ninguém liga, quase todos os fabricantes que trabalham com plástico usam-no apesar de haver um lei que diz o contrário. São um aditivo na produção de plásticos para dar principalmente maior maneabilidade, por isso podem ser retirados do produto.
Introduzido na década de 20 para substituir a volátil cânfora, foi sendo usado nos milhares produtos de plásticos que desde então apareceram. É um dos 2 principais componentes no fabrico de pvc e não sendo aquecido o risco é minimizado.

Title:Report on public health concerns - Phthalates/Bisphenol A

Preparado por:
-Barbara Satller, Ph.d. University of Maryland, School of Nursing

- Cal Baier Anderson, University of Maryland, Baltimore, Department of epidemiology and preventive Medicine.

- Estudos laboratoriais demonstraram que os phthalatos e bisphenol A, - químicos que são usados na produção de plásticos  - conseguem mimicar, ou melhor, interferem com as hormonas humanas podendo criar problemas no normal crescimento, desenvolvimento e saúde das pessoas, especialmente crianças e bebés.

O nosso corpo produz hormonas naturalmente, são as mensageiras químicas, estando envolvidas em praticamente todos os processos de modo a que o funcionamento do corpo seja normal.
As hormonas determinam não só o crescimento e o desenvolvimento como também actuam no sistema imunitário, metabólico e reprodutivo.
Certas hormonas são especificas numa mensagem singular e caso esta função seja interrompida não será substituída por nenhuma outra.
Por exemplo, durante a adolescência a produção de estrogénio aumenta na mulher, logo os seios aumentam, ou se for um "feto" (como odeio esta palavra) a testosterona fica responsável pela formação do pénis assim como do escroto.
Até são responsáveis pela produção rápida de leite materno quando a mãe ouve o bebé a chorar.
Qualquer mudança mesmo que subtil trará sérios riscos para a saúde, bastando uma minúscula parte para ter uma resposta no corpo.

Alguns químicos fabricados pelo homem conseguem mimicar ou interromper os processos das hormonas produzidas naturalmente por todos nós, quando isto acontece classifica-se de "disrupção hormonal".
Recentes estudos científicos conectaram os níveis anormais de hormonas, efeitos na reprodução e o aumento na incidência de doenças crónicas com a exposição a estes químicos. Os phthalatos e o Bisphenol A incluem-se neste patamar, restrito diga-se, pois apesar de haver muitos que conseguem fazer isto, só alguns é que estão "disponíveis", os outros há já algum tempo que foram proibidos.

De acordo com CDC (center disease control), os phthalatos foram encontrados em aproximadamente 100% na população americana. O estudo confirma ainda a contaminação generalizada dos três tipos de phthalatos mais perigosos (DEHP, BBP, DBP), com especial atenção nas crianças e mulheres na idade de reprodução.
Nos bebés o estudo indica que a exposição pode começar nas primeiras semanas dado que os químicos em questão conseguem atravessar a placenta resultando num retrocesso no desenvolvimento fetal.
O relatório indica ainda que nos países ocidentais os níveis ultrapassam os valores que eles consideram como seguro. O mesmo é dizer que deveriam de ser abolidos.

Quais os efeitos na saúde que poderão ocorrer com a exposição a estes químicos?

Os potenciais efeitos na saúde são demonstrados por estudos em laboratório envolvendo animais e estudos epidemiológicos nos humanos.
Em particular, alguns estudos recentes levantaram questões importantes sobre a associação entre certas deformações e a exposição aos 3 tipos mais conhecidos de phthalatos.
As deformações genitais incluem:

- Criptorquidia, caracteriza-se por uma descida incompleta dos testículos durante o desenvolvimento embrionário, da zona abdominal para o escroto. Tal facto implica temperaturas elevadas durante a espermatogénese, alterando a qualidade dos espermatozóides. Os "homens" com este problema são sujeitos a uma cirurgia realizada até ao dois anos de idade.

- Hipospádia, caracteriza-se pelo buraco da uretra não se encontrar na ponta do pénis.

- Decrescimento na produção de testosterona nos rapazes.

- decrescimento na fertilidade masculina, sémen de fraca qualidade, e espermatozóides estragados.

Tudo boas coisas rapazes, e depois admiram-se de haver infertilidade.  
Na 2ª parte deste artigo explicarei que estes efeitos nevrálgicos nos homens já se conhece há muito, o que acontece é que agora os casos dispararam pois o "consumo" de 50 anos de plástico começa a fazer mossa nos humanos. Começa a não dar para esconder os seus malefícios. É um pouco como as vacinas, leva décadas a demonstrar a sua "utilidade".

Assunto Relacionado:
http://profundaescuridao.blogspot.com/2010/10/hormonas-de-plastico-2-parte.html

Sem comentários:

Enviar um comentário