sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Mother´s Milk (1ª parte) LXI

Com que então a nossa direcção geral de saúde (DGS) lembrou-se, logo agora que existe um surto de sarampo na Europa, que têm de mudar o calendário da vacina contra o sarampo. O que é que andaram a fazer até aqui? Já para não falar das imensas perguntas que tenho em mente, o que gostava mesmo de saber eram as razões e os estudos em que se baseiam para alterar a data.

Como já levo muitos anos a estudar as vacinas e como a minha "colecção" de artigos da especialidade já é bem grande, creio que consigo acender algumas luzes sobre a súbita preocupação com este surto repentino.

Se pegarem no boletim de saúde do vosso filho e forem á última página, irão reparar que existe um endereço de internet num dos cantos inferiores, que diz www.cdc.gov...

Este site em questão leva-nos à central disease for control (CDC), que é a autoridade máxima a nível mundial sobre doenças, contágios e vacinação. Grande parte dos países segue o calendário da vacinação aplicada pela CDC nos States, daí esse endereço estar numa caderneta portuguesa, ou seja, os tipos da DGS limitam-se a copiar o que é pensado por outros.

Tirando os países nórdicos que modificam esse calendário, nós e a grande maioria dos europeus agarramo-nos à CDC e ao que esta instituição emite cá para fora, como se fosse nossa.

Comecei por dar este exemplo sobre o boletim de saúde para vocês entenderem a importância da CDC, caso contrário, tinhamos um endereço português nessa última página e não um site pertencente a uma instituição governamental...americana. 

Neste site encontramos a noticia sobre a proposta de alteração da data, com a subdirectora-geral de saúde, Graça Freitas a dizer que, "Dada as condições epidemiológicas do nosso país, a situação vacinal e uma série de outras evidências científicas, nós propusemos que a partir de 1 de Janeiro do ano que vem a primeira dose da vacina seja feita ao ano de vida”.

O slogan evidências cientificas sai-lhes da boca em modo automático. Basta ligarem para lá ou pedirem essas evidências que ninguém sabe da existência das mesmas ou como arranjá-las. É uma verdadeira palhaçada de palmo e meio, pois os factos reais são completamente o oposto áquilo que esta senhora diz, senão vejamos.

Não faz 2 meses que no continente americano também existiu um surto de sarampo, certas zonas foram mais afectadas do que outras, tendo sido o Quebec a zona mais atingida pelo vírus.
Aqui encontramos uma noticia sobre um estudo feito numa escola particularmente afectada pelo surto na região do Quebec. Como se pode ler as descobertas espantaram todos aqueles doutores e cientistas, que pelos vistos estavam cheios de fé na vacinação.

"...An investigation into an outbreak in a high school in a town that was heavily hit by the virus found that about half of the cases were in teens who had received the recommended two doses of vaccine in childhood — in other words, teens whom authorities would have expected to have been protected from the measles virus."

"It's generally assumed that the measles vaccine, when given in a two-dose schedule in early childhood, should protect against measles infection about 99 per cent of the time. So the discovery that 52 of the 98 teens who caught measles were fully vaccinated came as a shock to the researchers who conducted the investigation"

Well, well, well, grandes descobertas, mais de metade estavam totalmente vacinados....

"That's the real question. How could that have happened?" said Dr. Gaston De Serres, an infectious diseases expert with Quebec's public health agency and one of the authors of the study."

Realmente como pode tal coisa acontecer? Este senhor não deve de saber ou nunca pensou que grande parte dos estudos sobre vacinação são fornecidos pelas farmacêuticas, que lucram na bolsa com a venda do seu produto. Quem não sabe isto, espanta-se...

"In an interview before the start of the conference, De Serres would not name the highly affected town or the high school in it.

But he suggested the discovery that as many of the cases were fully vaccinated as unvaccinated raises a serious question about whether the timing of the delivery of the first dose of measles vaccine is undermining the efficacy of the prevention program."

Eu não usei esta noticia ao calhas, reparem no que ele sugere...alterar a data da primeira vacina. É claro que não iremos mudar devido ao que senhor diz, mas se for a CDC...

Nota:
 Julie Gerberding, antiga directora da CDC, a dizer claramente numa entrevista que as vacinas podem causar austimo. Esta senhora é agora directora do departamento de vacinas da farmacêutica Merck, tal como foi Maurice Hilleman.


Assuntos Relacionados:
http://profundaescuridao.blogspot.com/2011/10/medicina-dos-profanos-3-parte-lvii.html
http://profundaescuridao.blogspot.com/2010/10/para-que-te-quero-ii-parte.html

Sem comentários:

Enviar um comentário